segunda-feira, 23 de abril de 2012


Amor
O escritor americano Walter Trobisch, em
seu livro AMOR SENTIMENTO A SER
APRENDIDO, narra uma lenda contada
na Índia sobre a criação da mulher.
Diz a lenda que o Senhor, após criar
o homem e não tendo nada sólido para
construir a MULHER, tomou um punhado
de ingredientes delicados e contraditórios,
tais como timidez e ousadia, ciúme e ternura, paixão e ódio, paciência e ansiedade,
alegria e tristeza e assim fez a mulher e a
entregou ao homem como sua companheira.
Após uma semana, o homem voltou e disse: — Senhor, a criatura que você me deu
faz a minha vida infeliz . Ela fala sem cessar e me atormenta de tal maneira que nem
tenho tempo para descansar. Ela insiste
em que lhe dê atenção o dia inteiro. . . e
assim as minhas horas são desperdiçadas.
Ela chora por qualquer motivo e fica facilmente emburrada e, às vezes, muito tempo
ociosa. Vim devolvê-la por que não posso
viver com ela.
Depois de uma semana o homem voltou
ao criador e disse: — Senhor, minha vida
é tão vazia desde que eu trouxe aquela criatura de volta! Eu sempre penso nela: em
como ela dançava e cantava, como era graciosa, como me olhava, como conversava
comigo e como se achegava a mim. Ela
era agradável de se ver e de se acariciar.,
Eu gostava de ouvi-la rir. Por favor, me dê
de volta.

- Está bem, disse o Criador. E a devolveu.
Mas, três dias depois, o homem voltou e
disse: — Senhor, eu não sei. Eu não consigo explicar, mas depois de toda esta minha experiência com esta criatura, cheguei
à conclusão que ela me causa mais problema do que prazer.
Peço-lhe, tomá-la de novo! Não consigo
viver com ela!
O Criador respondeu: — Mas também não
pode viver sem ela. E virou as costas para
o homem e continuou seu trabalho.
O homem desesperado disse: — Como é
que eu vou fazer ? Não consigo viver com
ela e não consigo viver sem ela.
E arremata o Criador: — Achei que, com
as tentativas, você já tivesse descoberto:
AMOR é um sentimento a ser aprendido:
É tensão e satisfação.É desejo e hostilidade. É alegria e dor. Um não existe sem
o outro. A felicidade é apenas uma parte
integrante do amor. Isto é o que deve ser
aprendido. O sofrimento também pertence
ao amor. Este o grande mistério do amor.
A sua própria beleza e o seu próprio fardo. Em todo o esforço que se realiza para
o aprendizado do amor é preciso considerar sempre a doação e o sacrifício ao lado
da satisfação e da alegria. A pessoa terá
sempre que abdicar de alguma coisa para
possuir ou ganhar uma outra coisa. Terá
que desembolsar algo para obter um bem
maior e melhor para sua felicidade. É como plantar uma árvore frente a uma janela. Ganha sombra, mas perde uma parte da
paisagem. Troca o silêncio pelo gorgeio
da passarada ao amanhecer.
É preciso considerar tudo isto quando nos
dispomos a enfrentar o aprendizado doAMOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário